ABEPS lança Nota Pública sobre Restrição e Regulação do Uso de Armas
NOTA PÚBLICA – 08/09/2022
A Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), mantém em tela sua responsabilidade de fomentar políticas públicas que estabeleçam programas e estratégias de prevenção do suicídio.
Enquanto as taxas de suicídio vêm sendo reduzidas em 36% ao redor do mundo, enfrentamos um acréscimo de 17% nos índices de suicídio nas Américas (Organização Mundial da Saúde, 2021) e 43% no Brasil, no período de 2010 a 2019 (Ministério da Saúde, 2021). Estes dados reforçam a importância de ampliação de todas as ações de prevenção que incluem, além do desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde mental e dos fatores de proteção, também a redução dos fatores de risco.
Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, criado com a finalidade de conscientização da necessidade de ações de enfrentamento deste grave problema de saúde pública, destacamos estudos científicos que apontam que a posse e a presença de arma de fogo estão associadas a um risco elevado e duradouro de suicídios por este método e que dentre as estratégias mundialmente preconizadas uma diretriz relevante é a Restrição aos Meios como armas, agrotóxicos, entre outros (OMS, 2021).
Em 2020, um estudo coordenado pela Escola de Políticas de Saúde da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicado no The New England Journal of Medicine, acompanhando uma população de 26,3 milhões de habitantes, durante 12 anos, demonstrou que a taxa de suicídio na população masculina proprietária de armas foi de oito vezes maior do que na população não-proprietária. Os dados deste estudo são significativos para reafirmar que a Restrição e a Regulação ao uso de armas, como preconiza a Organização Mundial de Saúde são fatores protetores na prevenção do suicídio.
Desta forma, a ABEPS vem a público reforçar a importância destas medidas como um importante fator de proteção e de prevenção universal em relação ao suicídio.
Diretoria Executiva da ABEPS
(Biênio 2022-2024)