O mês de setembro é sempre relacionado aqui no Brasil com a chegada da primavera, a estação onde ocorre o reflorescimento.
E queremos, inicialmente, lembrar nesta data todos aqueles que são sobreviventes enlutados e sofrem pelas perdas de seus entes queridos que nestes momentos em que a sociedade traz o tema à tona certamente os recordam. Somos extremamente solidários com o sofrimento de todos e reiteramos que os momentos de perdas afetivas e lutos devem ser tratados com muito respeito e solidariedade na dor.
A ABEPS destaca o dia 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio lançado pela International Association for Suicide Prevention (IASP), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano com o tema: CRIANDO ESPERANÇA ATRAVES DA AÇÃO.
A IASP, a qual somos institucionalmente associados, é dedicada a prevenção do suicídio e do comportamento suicida e a aliviar seus efeitos. E é proativa em criar forte parceria colaborativa e promover ações baseadas em evidencias com a finalidade de reduzir a incidência do suicídio e do comportamento suicida.
Como afirma a OMS, este comportamento impacta profundamente as famílias e as comunidades e permanece um desafio universal. A redução da mortalidade por suicídio é de global importância e um problema vital de saúde pública.
A ABEPS concorda com as visões da IASP e da OMS. E nesta oportunidade reafirma a complexidade deste fenômeno que tem causas multi e interfatoriais e é afetado por uma diversidade de fatores de risco e de proteção, bastante interdependentes.
Lembramos que a vida é um bem em todas as suas formas e a atenção às pessoas com comportamento suicida e suas famílias é um cuidado que todos nós, profissionais das diversas áreas do conhecimento, e a sociedade devemos cuidar em todas as nossas manifestações.
Frisamos a necessidade de que políticas públicas, nas mais diversas áreas e conectadas, Saúde, Educação, Segurança, Seguridade Social[W1] , promovam Saúde integral a todos os cidadãos, independente de faixa etária, raça, credo, gênero ou qualquer outra diversidade, promovendo respeito, dignidade e favorecendo um mundo mais habitável e colaborativo em prol da vida.
E queremos ressaltar nesta data também a importância da disponibilidade de oferta de cuidado no campo da saúde mental que promova assistência integral, pautada em formação teórico-prática aprofundada, cuidadosa e ética, dando suporte a estes sofrimentos, em suas diversas formas, considerando a importância da integração destes serviços ao apoio da sociedade e suas redes sociais, como preconiza o nosso Sistema Único de Saúde, o SUS, a Política Nacional de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que tem entre seus objetivos: ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral e garantir a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
DIRETORIA DA ABEPS