Encontro faz parte da postura ativa da Associação em participar das discussões e apoiar a construção de políticas públicas
Em reunião realizada nesta quinta-feira (2) com o Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) apresentou propostas e colocou-se à disposição do Governo Federal para contribuir na ampliação e qualificação das estratégias nacionais de prevenção do suicídio.
Participaram do encontro com Marcelo Kimati, diretor do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, a presidente da ABEPS, Raquel Antoniassi, o vice-presidente, Carlos Felipe D’Oliveira e a diretora Científica, Beatriz Montenegro.
Entre as sugestões apresentadas estão ações para apoiar a formulação de políticas públicas locais de prevenção do suicídio e fortalecer a rede de atenção à saúde nos âmbitos municipal e estadual. Além disso, a ABEPS colocou-se à disposição do Ministério para contribuir na elaboração de referências de boas práticas para campanhas de conscientização sobre o tema, com o objetivo de combater distorções das campanhas atuais e alinhar as mensagens às evidências científicas.
O vice-presidente da ABEPS, Carlos Felipe D’Oliveira, lembra que o Brasil assumiu compromissos internacionais de redução da taxa de suicídio até 2030 e precisa avançar na construção de políticas públicas efetivas.
“A ABEPS é uma organização da sociedade civil crítica e ativa, formada por uma rede qualificada de integrantes com capacidade para participar ativamente das discussões e contribuir para a construção e implementação de políticas públicas de prevenção do suicídio. Por isso, nos colocamos à disposição do Ministério da Saúde e esperamos que, em breve, dessa parceria resultem ações concretas”, afirma.
O Ministério da Saúde recebeu positivamente as sugestões e a ABEPS vai apresentar, nas próximas semanas, um detalhamento das propostas para viabilizar uma cooperação conjunta.
Assessoria de Comunicação da ABEPS