Prevenção exige continuidade, profundidade e integração de esforços
O suicídio relacionado ao trabalho é uma realidade ainda pouco visível, mas que precisa ser enfrentada com seriedade pelas empresas. Com o objetivo de desafiar a visão comum sobre o Setembro Amarelo e apoiar organizações na construção de políticas sólidas de saúde mental corporativa, a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e o Instituto Philos Org, lançam um pacote de Palestra + Workshop exclusivo para organizações que desejam investir em ações contínuas de saúde mental.
Apesar da expansão das campanhas de conscientização, o Setembro Amarelo não alterou a tendência histórica de crescimento dos suicídios no Brasil. Entre 2000 e 2019, o número de casos no Brasil aumentou 43%. Um cenário inverso ao registrado no cenário mundial, onde houve redução de 36% nos suicídios. Os dados são de uma pesquisa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).
Esses números evidenciam que campanhas isoladas não bastam: a prevenção exige continuidade, profundidade e integração de esforços.
“O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial, nem sempre diretamente relacionado a um transtorno mental. Embora sinais de alerta estejam frequentemente presentes, nem todos são óbvios ou facilmente reconhecíveis, o que ressalta a importância da atenção e do conhecimento sobre o tema. Nesse contexto, o ambiente de trabalho, com suas constantes reestruturações, exigências aceleradas e a fragilização dos limites entre a vida pessoal e profissional, pode ser um fator de risco para uma crise de saúde mental, exigindo atenção e ações preventivas urgentes”, alerta Raquel Antoniassi, presidente da ABEPS.
Para Carlos Assis, diretor do Instituto Philos Org e integrante da diretoria da ABEPS, o grande diferencial está na abordagem sistêmica. “Nossa proposta é cuidar do ambiente e não apenas do indivíduo, construindo uma atmosfera de acolhimento, escuta e segurança psicológica. As lideranças têm papel central nesse processo, como agentes de prevenção que também precisam ser cuidados”, afirma.
O programa desenvolvido pela ABEPS e pelo Instituto Philos Org combina sensibilização e capacitação, oferecendo às empresas instrumentos concretos para transformar sua cultura organizacional:
Palestra
Objetivo: desafiar a visão comum sobre o Setembro Amarelo nas empresas.
Conteúdo: apresentação de dados atualizados e da importância de ações contínuas.
Duração: 2 horas.
Workshop
Objetivo: capacitar gestores com ferramentas para criar ambientes de segurança psicológica, acolhimento e escuta ativa.
Conteúdo: identificação de sinais de mal-estar, técnicas de diálogo e estratégias de apoio às equipes.
Duração: 8 horas.
Investimento em saúde mental corporativa
O Setembro Amarelo é uma oportunidade importante de abrir o diálogo sobre saúde mental nas empresas, mas os resultados só aparecem quando existe continuidade e comprometimento real. Para a ABEPS e o Instituto Philos Org, iniciativas dessa natureza devem fazer parte da estratégia organizacional de forma permanente. Entre em contato e leve este pacote de Palestra + Workshop para sua empresa.
Serviço
O que: Pacote de Palestra + Workshop sobre saúde mental e prevenção do suicídio no trabalho
Quem promove: Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e Instituto Philos Org
Público-alvo: Empresas e lideranças corporativas
Interessados devem entrar em contato pelo e-mail: jorge.sales@philosorg.com.br
Assessoria de Comunicação da ABEPS