A Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) participou de uma visita técnica às obras de construção da ciclovia na Terceira Ponte, estrutura que liga a capital Vitória à cidade de Vila Velha, na região metropolitana do Espírito Santo.
A psicóloga Daniela Reis e Silva representou a ABEPS na reunião, também representando o Grupo de Trabalho de Prevenção ao Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES) que contou ainda com a participação de seus integrantes Edleusa Cupertino, André Ferreira e Marcia Dall’Orto.
O grupo foi recebido pelos engenheiros Fabiano da Rocha e João Esberard, da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), acompanhados de Carlos Batista, representante do Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, que atua na construção da ciclovia.
A visita iniciou-se com a apresentação da estrutura da ciclovia, que funcionará como uma barreira física para a prevenção de suicídio. A restrição de acesso aos meios de suicídio são pautas recorrentes e reinvindicações antigas do GTPS-ES desde a sua fundação em 2014, o que inclui também a instalação de barreira de proteção na Terceira Ponte.
“É importante ressaltar que temos outras ações a serem implementadas como maior controle de venda de agrotóxicos e medicações psicotrópicas, além de melhorar o acesso ao atendimento em saúde mental em todo estado”, afirma Daniela.
As tecnologias propostas para cumprir este objetivo foram detalhadas e os participantes da reunião levantaram questionamentos e observações a fim de aumentar a eficácia da barreira.
Além de sugerir adequações da estrutura para torná-la mais assertiva na prevenção do suicídio, o corpo técnico reunido chamou atenção para o trabalho de promoção de saúde mental dos trabalhadores da obra, que podem ser impactados por este tema.
“A capacitação das equipes existentes também é imprescindível. A prevenção do suicídio precisa ser compreendida em sua complexidade e o Governo do Estado precisa fazer valer políticas públicas eficazes de promoção de saúde mental e atendimento às crises”, ressalta a diretora da ABEPS.
A reunião foi seguida de visita ao trecho inicial da obra da ciclovia, onde foi possível observar e opinar sobre os protótipos dos gradis, visando melhorar a efetividade na prevenção do suicídio como um fator de importância na execução de uma obra que altera a história de um local de tamanho estigma para os capixabas.