Congresso da ABEPS terá palestras de Maria Helena Pereira Franco e Daniel Sanchez

Conheça o currículo de outros dez palestrantes do evento que ocorre de 5 a 8 de agosto de 2026, em Petrópolis (RJ)

O maior evento nacional sobre prevenção do suicídio será realizado de 5 a 8 de agosto de 2026, na UNIFASE, em Petrópolis (RJ). A programação conta com palestras de grandes nomes da suicidologia, como Maria Helena Pereira Franco e Daniel Sanchez. Neste texto, você conhecerá o currículo desses profissionais e de outros oito palestrantes já confirmados. Clique aqui e inscreva-se!

Continue acompanhando o site e as redes sociais da ABEPS para saber mais sobre a edição de 2026 do Congresso da ABEPS.

Maria Helena Pereira Franco (@mhelenapfranco)

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), com pós-doutorado na University of London e na University College London. Professora titular convidada da PUC-SP. Fundadora (1996) do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) e coordenadora do curso de especialização “Ações Terapêuticas para Situações de Luto”, da PUC-SP. Socia-fundadora (2019) e Presidente (2019-2021, 2021-2023, 2025-2027) da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Membro (1997) e fellow (2023) do International Work Group on Death, Dying and Bereavement – IWG. Diretora presidente do Instituto Maria Helena Franco de Psicologia. Psicoterapeuta de pessoas em situações de luto. Supervisora clínica. Escritora.

Daniel Sanchez

Mestrando em Psicologia Clínica no Instituto de Estudos em Educação de Ontário, da Universidade de Toronto, e bolsista do Programa de Mestrado do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas do Canadá (SSHRC). Ele colabora com o Dr. Mark Sinyor no Sunnybrook Health Sciences Centre e atua como coordenador do projeto Partnerships for Life / Alianzas por la Vida – Região das Américas. Seu trabalho inclui pesquisa e análise de políticas públicas em contextos locais e internacionais nas Américas, em colaboração com formuladores de políticas, profissionais de saúde mental e pessoas com experiência vivida de suicídio. Seus interesses de pesquisa se concentram na prevenção do suicídio, no acesso a serviços de saúde mental em contextos urbanos, na formulação de políticas de saúde mental e nas respostas institucionais à prevenção do suicídio. Ele participou de diversas conferências, incluindo como palestrante convidado na Quinta Conferência Anual do Consórcio de Pesquisa sobre Suicídio Juvenil [virtual].

Ana Beatriz Novelli (@psinovelli)

Docente de Psicologia (UDF Centro Universitário) e supervisora clínica. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (Universidade de Brasília) e Mestre em Psicopatologia Infanto-juvenil pela Université Paris-Cité (Paris, França). Doutorado em andamento em Psicologia Clínica e Cultura (Universidade de Brasília). Atua entre a escuta clínica ambulatorial e a Psicologia em relação à políticas públicas para a infância. É membro associado da BRAPEP (Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde).

Giovana Kreuz @kreuzgiovana

Graduada em Psicologia pela PUC-PR e em Direito pela UNIVEL; Especialista em: Psicanálise com Crianças (UTPR), Educação, Políticas Públicas e Atendimento às famílias (ISEPE), Psicologia Hospitalar (CFP), Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio (Instituto Vita Alere/SP). Certificação em Psicologia da Saúde (ALAPSA); Aprimoramento em Tanatologia (FAMIPAR). Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP/LElu), Pós Doutoranda em Psicologia Clínica (PUC-SP). Formação em terapia EMDR. Psicóloga do Hospital do Câncer UOPECCAN (2001-2011). Foi docente na graduação e na pós-graduação. Atua como Psicóloga Clínica, palestrante, docente e na consultoria técnica de projetos de prevenção e posvenção do suicídio. Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS/2024-2026).

Juliana Murad (@julianagarciapmurad)

Psicóloga e mestre pela Universidade de São Paulo (FFCLRP), especialista em psicologia social e jurídica (CFP). Trajetória profissional em psicologia social e políticas públicas abrangendo diversos públicos (crianças, adolescentes, famílias, idosos, pessoas ameaçadas de morte, pessoas em situação de privação de liberdade, egressos do sistema prisional). Atuou em na Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Saúde (Coordenação de Saúde Mental e Coordenação de Equidades e Determinantes Sociais), Ministério do Desenvolvimento Social, Departamento Penitenciário Nacional e no Conselho Nacional de Justiça/Programa Fazendo Justiça, além de organizações sociais, fundações e prefeituras. Desde maio de 2024 atua como Psicóloga do Programa Ecos da Pro-Reitoria de Inclusão e Pertencimento – Universidade de São Paulo.

José Edir Paixão (@edirpaixao)

Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Mestre em Saúde Pública (UFC), Comandante do Setor Biopsicossocial do CBMCE, Membro da Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE), Membro da Associação Internacional de Prevenção de Suicídios (IASP).

Lucas Namur (@lucasbarbosapsi)

Psicólogo (CRP 08/28523), com formação em Tanatologia pela Escutha. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ações Terapêuticas para Situações de Luto pela PUC-SP. Coordenador do Comitê de Avaliação Psicológica da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Desenvolve pesquisas nas áreas de posvenção, luto e avaliação psicológica, tendo organizado obras e publicado capítulos de livros sobre luto, posvenção, avaliação psicológica e ciências do comportamento.

Mariana Cacciacarro (@mariana_cacciacarro)

Psicóloga (PUC-SP), Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), especialista em Terapia Familiar e de Casal (cogeae PUC-SP), Aprimoramento em Prevenção e Posvenção do Suicídio (Instituto Vita Alere), Extensão e Estágio em Terapia Familiar (Calgary Family Therapy Centre – Calgary – Canadá).

Rafael Corassa

Epidemiologista, mestre em saúde coletiva pela UFES, e doutor em medicina tropical e saúde pública pela UFG. Colaborador no Centro de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia Psiquiátrica da UFES, e consultor técnico nacional para a vigilância de violências e acidentes, com foco na vigilância das violências autoprovocadas e saúde mental.

Rachel Aisengart (@raisengart)

Médica, psicanalista, antropóloga, Doutora em Saúde Coletiva e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ. Pesquisadora dedicada à gestão da Biomedicina do último período de vida, autora de diversos artigos sobre o tema e dos livros:  Em busca da boa morte. Antropologia dos Cuidados Paliativos (Ed. Fiocruz/Garamond, 2004) e de Difíceis decisões. Etnografia em centro de tratamento intensivo (Ed. Fiocruz, 2006).

Assessoria de Comunicação da ABEPS

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Comentários