A Associação Americana de Prevenção do Suicídio (AFSP) instituiu o terceiro sábado do mês de novembro como o Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados por Suicídio com o objetivo de ampliar a conscientização sobre as especificidades do luto por suicídio, a importância da validação deste processo de luto e a relevância da conexão entre os sobreviventes, como fonte potente de suporte.
O termo sobreviventes é usado para denominar todos(as) aqueles(as) que, de alguma forma, foram impactados por um suicídio. Um processo de luto singular, que pode trazer, além do sofrimento intenso, sentimentos complexos como vergonha, culpa e raiva, bem como muitas perguntas sem respostas…
Caso você ou alguém que você conheça esteja passando por um processo de luto e precisando de apoio, busque ajuda! Hoje existem várias iniciativas de posvenção para os sobreviventes enlutados. Temos várias iniciativas em todo o Brasil.
Os Grupos de Apoio ao Luto são espaços de acolhimento e compartilhamento de experiências que vem se constituindo como uma estratégia fundamental de suporte ao luto, em reuniões presenciais e/ou online em todo o Brasil.
Você não está sozinho(a)!
- Centro de Valorização da Vida – CVV https://cvv.org.br
- Mapa Saúde Mental – https://mapasaudemental.com.br/
- Posvenção do Suicídio – https://posvencaodosuicidio.com.br/
- Rede API – Apoio a Perdas (Ir)reparáveis – https://linktr.ee/redeapi