Queremos saudar a todos os mais de 300 participantes inscritos no IV Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio realizado no final de agosto, organizado pela Diretoria Executiva 2020-2022, e agradecer a todos os palestrantes que contribuíram compartilhando seu conhecimento. O Congresso foi reconhecido como de alto nível, com uma diversidade de temas atualizados que compõem a Promoção de Saúde Mental, a Prevenção e a Posvenção do Suicídio.
A Diretoria Executiva 2022-2024 eleita na Assembleia Geral durante o congresso mantém a metade dos integrantes da Diretoria anterior, o que permite uma continuidade saudável na sustentabilidade de nossa Associação.
É tempo, portanto, de agradecer à Diretoria 2020-2022, em especial aos integrantes que agora se desligam, e que durante esses dois anos de intenso trabalho para a continuidade das ações da ABEPS deu continuidade à missão de ampliar o conhecimento para auxiliar a sociedade a reduzir as mortes por suicídio. Neste período foi possível atualizar o site incluindo notícias, textos, projetos, ações da ABEPS e documentos legislativos na seção Biblioteca, que se tornou importante fonte de consulta. Além disso, há uma área reservada com os vídeos do Programa Vidas em Foco, iniciado em 2020. Outra parte importante das ações realizadas foi na organização administrativa e contábil com a contratação de serviços terceirizados para dar celeridade e transparência.
Nesta data de 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, queremos ressaltar algumas reflexões importantes:
Que a pandemia de COVID-19 expôs o impacto das desigualdades dos determinantes sociais na saúde mental globalmente.
Já em 2021, em plena pandemia, os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da qual o Brasil encontra-se em processo de acesso, incentivavam o investimento em saúde mental.
O crescente sofrimento observado ao longo de toda a pandemia não acabou. Estudos sérios vem sendo realizados para a avaliação do seu impacto na população e a ABEPS acompanha o desenvolvimento destes estudos. Em todas as cidades brasileiras ocorreu um aumento na demanda por serviços de saúde mental e outros cuidados.
A Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e a ABEPS concordam, que a saúde mental e o bem-estar de todos devem ser uma prioridade global. Serviços de saúde mental devem ser acessíveis às comunidades para que ninguém fique para trás. Os investimentos em saúde mental devem ser assegurados para todos de forma a ampliar a consciência sobre o estigma e a discriminação em torno dos transtornos mentais e do suicídio.
Elementos estes que continuam a ser uma barreira importante à inclusão social e ao direito ao cuidado em saúde. O conhecimento científico deve construir pontes para as ações. E nossas ações, não importa quão grandes ou pequenas, são fundamentais.
A todos vocês, nossos agradecimentos por fazerem parte de nossa história de alguma forma. Reiteramos nosso convite para que continuem acompanhando nossas ações por meio do nosso site e de nossas redes sociais, e que se juntem a nós nesta tarefa que é de todos e a muitas mãos.
Toda vida importa!
A Diretoria (2022-2024)