Conheça o currículo dos palestrantes do evento, que ocorre de 5 a 8 de agosto de 2026, em Petrópolis (RJ)
O VI Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio reunirá, de 5 a 8 de agosto de 2026, em Petrópolis (RJ), grandes nomes da suicidologia, em uma programação ampla, com palestras sobre diferentes temáticas.
Entre os palestrantes confirmados estão profissionais referências na área, como o psiquiatra Neury Botega e a psicóloga Ana Feijoo. Neste texto, você conhecerá o currículo deles e epalestrantes já confirmados.
Continue acompanhando o site e as redes sociais da ABEPS para saber mais sobre a edição de 2026 do Congresso da ABEPS.
Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo (@ana_maria_l._c_feijoo)
Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Departamento de Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social). Coordenadora do Programa de Extensão UERJ pela Vida. Coordenadora do Projeto de Extensão Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia da Existência (LAFEPE) e do projeto de Iniciação Científica sobre suicídio. Membro do GT Psicologia; Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Sócia fundadora e benemérita do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Organizadora e autora única de livros, capítulos e artigos publicadas em revistas nacionais e internacionais, que versam sobre estudos, pesquisas ações clínicas de prevenção e posvenção em suicídio na perspectiva fenomenológico-existencial. Pesquisadora produtividade do CNPQ, Cientista do Nosso Estado e Prociencia com investigações que versam sobre o tema do suicídio
Médico psiquiatra, professor titular pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM Unicamp). Concluiu a graduação em Medicina (1981), a Residência em Psiquiatria (1983) e o Doutorado em Saúde Mental (1989) na FCM Unicamp. Pós-doutorado (1990-91) no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp obteve os títulos de Professor Livre-Docente (1996) e de Professor Titular (2003). É membro fundador da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio – ABEPS. Sua produção científica relaciona-se a três temáticas: Interface entre psiquiatria e outras especialidades médicas; Depressão e seu impacto sobre a saúde e Prevenção do suicídio. A experiência como clínico, professor e pesquisador conduziu à elaboração de vários artigos científicos e de livros, como: A tristeza transforma, a depressão paralisa (2018, 2024), Crise Suicida: Avaliação e Manejo (2015, 2023), Prática Psiquiátrica no Hospital Geral (2002, 2006, 2012, 2017), entre outros.
Adriana Muller (@adrianamuller.psi)
Psicóloga e terapeuta de família, trabalha com terapia narrativa desde 2005. Em 2020 fundou a Em Harmonia Psicologia – uma forma de nomear o que deseja: que as pessoas vivam em harmonia. Compartilha seus conhecimentos ministrando aulas presenciais e online, escrevendo e traduzindo artigos e livros sobre terapia e práticas narrativas. Criou a metodologia Ritmos da Vida e utiliza esta e outras metodologias de forma voluntária em projetos sociais. Casada com Alejandro, mãe da Priscila e do Arthur e tutora da Zoe – focos de Afeto e aprendizado contínuos.
Bruno Fedri (@brunofedri)
Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista e mestre em Psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É doutor em Psicologia pelo núcleo de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo e autor do livro Dor de Mãe: Lutos da Violência Urbana (editora Zagodoni, 2017).
Clareana Saragiotto (@clareana.sara.psi)
Psicóloga clínica há 10 anos e Supervisora clínica. Arteterapeuta Junguiana (AARTERS 06/0184/0619). Especialista em Ações Terapêuticas para o Luto (PUC-SP). – Especializanda em Intervenção em Autolesão e Prevenção do Suicídio pelo Vita Alere (SP). Facilitadora de Grupos de suporte psicológico de autoconhecimento e de enfrentamento às crises. Facilitadora de Grupos de Apoio ao Luto. Consultora de Saúde Mental nas Organizações, Instituições e Escolas. Professora Consultora da CRB-R, Corpo Docente da Formação e Especialização de Luto da LUSPE. No Instituto LUSPE (RS): Coordenadora do Grupo de Apoio Sobreviver; Coordenadora do Núcleo de Orientação ao Suicídio da LUSPE; Coordenadora do Núcleo Baobá – Relações Étnico-raciais e diversidade (LUSPE).
Estela Ramires (@psic.estelaramireslourenco)
Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Doutora em Ciência da Saúde pelo PPG de Educação em Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestra em Ensino em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção ao Suicídio – Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. Integrante da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS).
Geilson Santana Junior
Médico psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP); portador de Título de Especialista em Psiquiatra Geral e Certificado de Atuação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria; especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo HC-FMUSP; especialista em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia; doutor em Ciências pela FMUSP, com ênfase em Epidemiologia Psiquiátrica e transtornos da personalidade; professor de Terapias Cognitivas e Comportamentais na Fundação Armando Alvares Penteado e no Ensino Einstein/Centro de Educação em Saúde Abram Szajman da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; pesquisador associado do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP; membro da “International Society for the Studies of Personality Disorders”.
Isadora Manfrinato
Graduada em Bacharelado em Enfermagem e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (EERP/USP). Membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Posvenção do Suicídio (LEPS). Área de atuação de pesquisa em Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, com ênfase na Infância e Adolescência.
Jacyra Araújo
Médica psiquiatra e pesquisadora de pós-doutorado na Virginia Commonwealth University (VCU). Formada pela Universidade de Brasília, com residência em psiquiatria no IAMSPE e especialização em psiquiatria da infância e adolescência na UNIFESP, atua em pesquisas sobre saúde mental, uso de substâncias e determinantes sociais da saúde. Seu trabalho atual, financiado pelo National Institute on Alcohol abuse and Alcoholism (NIAAA), investiga a relação entre consumo de álcool e comportamento suicida, incluindo estudos sobre suicídio em populações indígenas.
Karla Magalhães (@psikarlamagalhaes)
Psicóloga Clínica e Hospitalar. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz. Especialista em saúde multiprofissional pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ. Possui experiência profissional em serviços de saúde, sobretudo em instituições hospitalares; em projetos humanitários pela Organização Médicos Sem Fronteiras e Força Nacional do SUS e atua em consultório particular com ênfase no apoio às perdas e lutos. É docente do curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde da PUC-Rio. Autora do livro: O comportamento suicida no contexto hospitalar: percepções dos profissionais de saúde.
Assessoria de Comunicação da ABEPS




