A ABEPS está finalizando o ano de 2023 com um olhar atento às manifestações da sociedade brasileira, particularmente através de suas mídias sociais, e mantendo sua forte determinação de lutar por uma sociedade mais justa, mais igualitária, sem preconceitos, sem discursos de ódio e, principalmente, fortalecendo sua democracia. A sociedade brasileira e suas instituições democráticas resistiram, mas o mal-estar na sociedade ainda persiste.
Trabalhamos para fortalecer a gestão e a nossa associação, sempre mantendo os ideais democráticos. Realizamos lives sobre temas científicos, lançamos o Grupo de Trabalho – GT – de Políticas Públicas com início previsto para fevereiro de 2024 e lançamos também o Boletim Eletrônico previstos na nossa programação. Nos articulamos com o Ministério da Saúde para colaborar na Política Nacional de Prevenção do Suicídio e estamos fazendo parte da Câmara Técnica de Assessoramento para Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis. Todo este material pode ser visto no site da ABEPS.
Em alguns momentos sentimos a necessidade de lançarmos NOTAS TÉCNICAS PÚBLICAS, para nos posicionarmos sobre temas compartilhados inadequadamente nas mídias sociais. Estas NOTAS encontram-se no site www.abeps.org.br. Mas nunca é demais alertar as mídias e a imprensa sobre a forma correta de transmitir notícias nos casos de suicídio. A ABEPS observa mais uma vez que métodos utilizados para este evento NUNCA devem ser comentados nas mídias e na imprensa. Uma orientação muito simples e que deve ser respeitada.
Queremos um ano de 2024 melhor do que o ano que passou. Com nossas instituições democráticas funcionando, as instituições de Governo trabalhando intensamente nas Políticas Públicas e ouvindo as organizações da sociedade que muito podem contribuir.
Aos nossos associados ou não-associados, mas interessados, comunicamos que em agosto deste ano realizaremos o nosso V Congresso de Prevenção do Suicídio. Breve daremos mais informações.
A toda a sociedade brasileira alertamos sobre o aumento das taxas de suicídio nas populações jovens, particularmente, e que um movimento sério e intenso deve ser feito, por todos, para controlarmos esta situação.
Que 2024 seja um ano em que tenhamos respeito por todos. Que olhemos nossa civilização com muito mais amor e solidariedade e que as organizações da sociedade civil tenham voz e força para levarem suas posições às instâncias de poder e que estas prontamente realizem as ações necessárias com atenção e cuidados.
DIRETORIA ABEPS 2022-2024